

UM BLOGUE DE SÁTIRA POLÍTICA E NONSENSE "Não admira, portanto, que o rebanho cresça sem parar, como se afincadamente, e com o entusiasmo de quem sabe garantida uma duração justa de vida, cumprisse aquela famosa ordem que o senhor deu, talvez pouco confiante na eficácia dos doces instintos naturais, crescei e multiplicai-vos" José Saramago, "O Evangelho segundo Jesus Cristo" "Menschheit ist eine humoristische Rolle." A Humanidade desempenha um papel humorístico." Novalis
Primo Bisconde
Fala mais baixo, Correia Chimarrão. Olha que levas! Que é que se passa contigo? Pareces stressado...Sabes, passei a noite toda a arranjar o GPS do teu tio Firmino e preciso de ir descansar.
Firmino
Sobrinho Correia Chimarromnhe, diz lá ao Primo Bisconde que agora nom posso ir, porque estou a curtir um filme com uma gaija bua como o milho, carago.
Correia Chimarrão
Qual gaija bua, tio Firmino?
Firmino
Aqueja gaija bua que dá porrada nos outros gaijos, carago.
Correia Chimarrão
Mas quale gaija bua, tio Firmino?
Firmino
Homem, aquela gaija…o Silbestre Stalonenhe.
Primo Bisconde
Que foi que te disse o teu tio Firmino, Correia Chimarrão?
Correia Chimarrão
Primo Bisconde, o tio Firmino pergunta se queires ir ali ao café da Jorgelina comer um napuleonhe…
Primo Bisconde
O médico proibiu-me de comer bolos. Chama lá novamente o teu tio Firmino e diz-lhe que tenho um assunto urgente a tratar com ele.
Correia Chimarrão
Ó tio Firmino, ó tio Firmino, ó tio Firmino anda cá que o Primo Bisconde quer falar contigo, carago.
Firmino
Sobrinho Correia Chimarromhe, diz aí a esse morcounhe que se ele nom me deixa ver o filme da gaija bua que bou aí e lhe parto o piano tuodo, carago.
Primo Bisconde
Que foi que te disse o teu tio Firmino, Correia Chimarrão?
Correia Chimarrão
Hum…Nom disse nada, carago, Primo Bisconde…O tio Firmino diz que está a precisar do GPS, carago, porque o quer ligar ao telemóvel de quinta geraçonhe, Primo Bisconde.
Primo Bisconde
Está bem, deixa-o lá estar sossegado, Correia Chimarão. Não o incomodes mais. Toma lá o GPS do teu tio Firmino. Agora que os chimpazés sabem que somos tão humanos como eles, que é que achas que devemos fazer, Correia Chimarrão?
Correia Chimarrão
Nomhe sei, Primo Bisconde, nomhe sei. Desconheço.
Primo Bisconde
Não te ponhas aos pulos, homem! Até parece impossível, Correia Chimarrão! E logo tu que tens teorias para tudo…Um general sem ideias...Onde é que já se viu isto? Sinceramente estou a ficar desiludido contigo…
Correia Chimarrão
Primo Bisconde, o que se está a passar nom tem explicaçomhe, carago, Primo Bisconde! Só sei é que isto é o fim do moooundo, carago, Primo Bisconde! Estamos perdidos, carago, Primo Bisconde! Eles já sabem que nós também somos chimpazés cuomo eles, Primo Bisconde! Isto está bonito está, carago, Primo Bisconde! Sabes, isto cheira-me a estooourro, carago, Primo Bisconde… Isto anda aqui marosca e da gruossa, carago, Primo Bisconde! Primo Bisconde, achas que eles também concluiron o processo de hominizaçonhe, Primo Bisconde?
Primo Bisconde
Nada de espalhafato! Olha, vem aí o teu tio Firmino. Vou fazer-lhe uma recepção e peras. Bico calado, Correia Chimarrão!
Correia Chimarrão
Já só faltava que esse morcounhe nos viesse chatear, carago, Primo Bisconde. Tá bemnhe, vou calar o bico.
Firmino
Chamaste-me, Primo Bisconde? Os teus desejos são ordens.
Primo Bisconde
Ora viva, Firmino! Com que então por aqui?
Correia Chimarrão
Ó tio Firmino, ó tio Firmino, ó tio Firmino, num podes abrir o bico…O Primo Bisconde disse que agora não podias falar.
Primo Bisconde
Não sejas trapalhão, Correia Chimarrão! Agora nós, Firmino…Por quem és, levante-te, Firmino. Não precisas de ficar ajoelhado o tempo todo. Foste tu quem andou a prestar depoimentos ao "Público"?
Firmino
Nom senhor, Primo Bisconde, essa agora! Já non leio jornais nem dou conferências de imprensa, Primo Bisconde. Actualmente limito-me a ler o blogue http://cresceiemultiplicai-vos.blogspot.com/ e a ber o “Fiel ou Infiel” na TVI, Primo Bisconde. Son tão bons que até parece que son feitos pela mesma pessuoa, Primo Bisconde.
Correia Chimarrão
Apoiado! O meu tio Firmino é um senhor!
Primo Bisconde
Cala-te, Correia Chimarrão. Bem visto, Firmino. Correia Chimarrão, mostra lá ao teu tio o que vem no Público da passada sexta-feira.
Firmino
Primo Bisconde...Mas isto nom puede ser, carago, está tudo gruosso? Eu só lhes contei que usábamos pistuelas de calibre…
Primo Bisconde
Como assim!? Por que é que fizeste isso, Firmino? Logo vi que alguém tinha dado com a lingua nos dentes. Estás bêbedo, Firmino?
Firmino
Eu não estou bêbedo, palavra de honra que não estou! E juro que nom fui eu, Primo Bisconde! Eu só lhes disse que tinhamos telemóbeis de quinta geraçomnhe e que a Jorgelina do café tinha inventado um GPS de madeiiira.
Primo Bisconde
Firmino, tu estás a passar das marcas…Queres que a nossa raça ande toda à bulha com aqueles macacos selvagens? É isso que tu queres, Firmino?
Firmino
Nomhe, claro que nomhe, carago!
Primo Bisconde
Porventura contaste-lhes que a nossa selva não passa de um artifício tecnológico que tem como função provocar a confusão geral entre eles?
Firmino
Nom, senhor, carago, nom lhes contei nada, carago. Só lhes disse que tínhamos Internet, impressuoras, computadores, abiões, misseis, bombas atómicas, estações orbitais, e o Correia Chimarrão. Quanto ao facto de a nossa selba ser um mundo birtual que a Jorgelina inbentou lá na cozinha dela com o intuito de os confundir ainda mais, nom senhor, carago, nom lhes disse nada, Primo Bisconde!
Correia Chimarrão
Hum, Primo Bisconde… Só de pensar no salpicom, no presunto, na bitela, na galinha e na coube lombarda que ela mistura na sopa apetece-me dar pulos de apetite, Primo Bisconde.
Primo Bisconde
Não digas disparates, Correia Chimarrão.
Correia Chimarrão
Por outro lado, Primo Bisconde, posso comprovar tudo o que o meu tio Firmino está a dizer, Primo Bisconde.
Primo Bisconde
Não me digas que também estás metido nisto, Correia Chimarrão?
Correia Chimarrão
Isso é que nomhe, Primo Bisconde…Eu nonca estou metido em nada, Primo Bisconde…
Primo Bisconde
Firmino, decididamente tu és um irresponsável! Há coisas que nem as pedras devem ouvir. Bom, confessa lá que lhes foste contar que usamos lanças para caçar!
Firmino
Eu nom lhes disse nada! Juro pelo grande Símio que muora nas núbens!
Primo Bisconde
Julgas que nasci ontem, Firmino? Vá lá, conta toda a verdade!
Firmino
P-Primo Bisconde... Tá bemhe…Disse-lhes apenas que usábamos pontinhas de lança, mai nada!
Primo Bisconde
Detesto ser enganado, Firmino! Bem sabes que quando tal acontece, perco a cabeça e sou capaz de tudo…
Firmino
P-P-Primo Bisconde...Tem toda razomhe…Condescendo...Rebelei-lhes que temos por hábito usar metade de uma lança, mai nada!
Primo Bisconde
Abreviando razões: Firmino, tu abriste o bico, foi ou não foi?
Firmino
S-S-S-Sim senhor, Primo Bisconde, tens toda a razomhe. Vou confessar-te toda a berdade: estou apaixonado.
Primo Bisconde
Céus, estás apaixonado, Firmino? Tu dás comigo em doido, homem…Já agora pode saber-se quem é a infeliz comtemplada?
Firmino
Quer dizer…Estava apaixonado por uma rapariga muito interessante e muito bonita, carago. Quando a conheci julguei que estava a biber dentro de um conto-de-fadas, carago. Bonita, inteligente, culta, viajada, ela era em tudo uma pérola do carago. Mais tarde a realidade falou mais alto e apercebi-me que era tudo poustiço, carago.
Primo Bisconde
E agora já não estás apaixonado? Que é que se passa contigo, Firmino? Era tudo postiço? Explica-te melhor, Firmino. Quem era ela?
Firmino
Era a actriz dos filmes que dava porrada nuns gaijos, carago.
Primo Bisconde
Está bem! Mas quem é ela? Como se chama?
Firmino
É o Silbestre Stalonenhe.
Primo Bisconde
E agora dizes que já não estás apaixonado? Homem, que foi que aconteceu?
Firmino
Aquilo é tudo poustiço, Primo Bisconde…Aquilo é tudo feito de siliconenhe.
Correia Chimarrão
Primo Bisconde, bou contar-te as coisas tal como se passaram. Os chimpazés do "Público", carago, fizeram um contrato com o tio Firmino que consistiu no seguinte, carago: se o tio Firmino lhes revelasse todos os nuossos segredos tecnuluógicos, carago, eles comprometiam-se a convencer o Silvestre Stalonhe a apaixonar-se pelo tio Firmino…E foi oque aconteceu, Primo Bisconde…
Firmino
Tal qual, Primo Bisconde. Sem tirar nem pôr!
Primo Bisconde
Irra! É de mais! Isto não pode ser, tu abusas, Firmino! Tu és parvo ou fazes-te? Eu não me chame Primo Bisconde e não seja primo de toda a gente se não te castigar. Já estou pelos cabelos. A sorte é os outros chimpazés não saberem ler. Imagina o que aconteceria se soubessem a verdade…Passa para cá o GPS!
Firmino
Primo Bisconde, num sejas duro cumigo. Foi um descuido da mimha parte, carago. Prometo nunca mais rebelar os nossos segredos tecnuluógicos. Essa ficou-me de liçonhe. Macacos me mordam se volto a fazer o mesmo, Primo Bisconde.
Firmino
Nomhe, nomhe, nomhe, Primo Bisconde! Aquilo é tudo siliconenhe, Primo Biconde. Já num gosto dela, Primo Bisconde.
Primo Bisconde
Estás a pensar mal, Firmino. Tens consciência de que tudo o que te mando fazer é para teu bem, Firmino? Casa com ela e não se fala mais no assunto!
Correia Chimarrão
Apoiado, Primo Biconde! Será que puosso ser o padrinho, Primo Bisconde?
PS. Este texto nunca teria sido possível sem as prestimosas dicas de dois amigos que bibem ou biberam no Puerto: o Pedro Sousa e o Luis Santos. Bem hajam, carago!
"Se a manifestação escrita ou oral do humor não se faz senão sob a forma de ironia e mais particularmente por uma ironia reflexiva que engloba a própria pessoa que ironiza e o mundo que ela habita, então não se pode falar de humor nem na Bíblia, nem no Talmude. Esta noção exige, com efeito, um certo distanciamento entre o produtor do humor e seu objecto, atitude que exclui o espírito do sério, favorecendo uma visão céptica e lúdica, mesmo se o contexto, o tema fundamental abordado pelo humorista é sério. O olhar de um outsider é aquele que melhor traduz esta visão humorística de mundo. Ora, como seria possível falar de um distanciamento entre os autores dos textos bíblicos e talmúdicos e o propósito que os anima? Não só eles estão comprometidos na elaboração destes ensinamentos, como têm a tarefa de os transmitir, de educar os seus correligionários e de manter a coesão de grupo."Judith Stora-Sandor (1984, p. 37)